-
Arquitetos: Kresings Architektur
- Área: 123 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Roman Mensing
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pollença é uma cidade ao norte de Mallorca que é conhecida por seu animado mercado dominical. Outras atrações bastante conhecidas incluem a Escalera del Calvario, uma antiga escada que conduz à parte de cima do Monte Calvario; e a ponte romana, também conhecida como Pont Romà.
A uma curta distância e paralelamente à praça principal da cidade, encontra-se a pequena rua Carrer del Sol. Esta rua medieval é representativa do foco cultivado em Pollença em relação à arquitetura e ao artesanato, e é nesse local que se situa a Casa N° 3.
A Casa N° 3 encarna todas as características arquitetônicas da região. Ao entrar no edifício, o usuário encontra uma temperatura confortável. Isso se deve ao fato do térreo ter paredes de tijolo de 90 centímetros de espessura que regulam a temperatura interna durante todo o ano. Além disso, diferentemente da região, as placas de piso são apoiadas em vidas de madeira de oliveira, que dão aos espaços um caráter único. Durante os anos 60, a estrutura se estendeu em um único pavimento e, portanto, devido a seus vizinhos mais baixos, a Casa N° 3 recebeu repentinamente uma rara vista panorâmica da cidade.
A casa tem uma área total de 125 metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos. Há três banheiros em suítes, um pequeno hall de entrada no térreo e uma cozinha com acesso direto à varanda da cobertura. Não há elevadores na casa, mas as escadas que sobem até a varanda são recompensadas com uma vista panorâmica impressionante da cidade.
A fachada orientada para sul foi cuidadosamente adaptada para trazer mais luz natural para as funções vitais da casa. Além disso, para acomodar o acesso da cozinha à varanda na cobertura, foi criado uma pequena sala. Essa sala não só abriga a escada para a varanda, como também atua como sala de jantar principal. Esse espaço de pé direito mais alto estabelece um vínculo entre as atividades internas e externas, já que fornece luz natural à sala de estar e à sala de jantar.
Os tons de bege e as persianas verdes existentes nos edifícios da Carrer del Sol deram lugar ao branco, tanto para interiores como para fachadas. Apenas dois elementos da casa têm cor, a porta de entrada principal e a escada entre a cozinha e a varanda. Ambos marcam a transição entre o interior e o exterior com um amarelo vivo e acolhedor.
A Casa N° 3 tem uma progressão de espaços pequenos e estreitos a espaços abertos e maiores. Finalmente, essa sucessão culmina com a revelação da surpreendente vista panorâmica de Pollença; uma cidade pela qual nos apaixonamos e um lugar que aprendemos a chamar de lar.